quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Herói do Dia - O Schindler Britânico

por Kito Melo
Nicholas Winton foi um britânico que organizou o resgate de 669 crianças em sua maioria judias na antiga Checoslováquia, antes delas serem deportadas para campos de concentração nazistas, salvando-as da morte certa em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial.
No fim de 1938, Winton estava prestes a viajar para umas férias de esqui, na Suíça, quando decidiu mudar seus planos para ajudar o amigo Martin Blake, que estava envolvido em trabalho humanitário com crianças judias em Praga.
Instalado no Sroubek Hotel, na Wenceslas Square, Winton não demorou para perceber que não existia nenhum plano para salvar as vidas das crianças judias dos nazistas, criando sua própria organização com o apoio da Refugee Children's Movement (RCM), em Londres.
O boato do "Britânico da Rua Wenceslas" se espalhou e Winton disse um dia: "Era exasperador ver como cada família judia se sentia mais urgente que a outra".
Durante nove meses ele tentou evacuar 669 crianças, por trem, de Praga para Londres. Entre eles estava Karel Reisz, que se tornaria uma famosa cineasta, autora do premiado filme "The French Lieutenant's Woman". Hoje em dia, acredita-se que existam mais de 5.000 crianças das chamadas "crianças de Winton" que seriam descendentes das crianças que Winton salvou.
Que o exemplo dado por Nicholas Winton possa ser inspirador para os judeus tolos, jovens e adultos, que buscam apoio político em partidos que queimam a bandeira de Israel em praça pública; que apoiam o BDS contra produtos israelenses; que hasteiam uma bandeira palestina em clubes judaicos, que têm a coragem de colocar a bandeira da Nakba ao lado bandeira de Israel numa celebração de Yom Hazikaron; que pensam em criar um feriado em memória de terroristas palestinos mortos em confronto com o IDF, e que não se cansam de chocar e humilhar a sua comunidade e a memória de todos os sobreviventes e vítimas da Shoá, ocupando-se em cuidar dos nossos inimigos, em detrimento do seu próprio povo e da sua terra, chegando inclusive a bancar a viagem de artistas e políticos que voltam atacando Israel, ou no máximo soltam uma nota de agradecimento e nunca mais tocam no assunto.
Am Israel Chai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário