por José Roitberg
Vlodymir Groysman, advogado de 38 anos de idade, prefeito de uma pequena cidade foi eleito para Primeiro Ministro da Ucrânia por 257 votos a favor e 50 contra. É o primeiro ucraniano que se posiciona abertamente como judeu a chegar a liderança do país e também o ocupante do cargo, mas novo na história ucraniana.
Numa certa poesia histórica, Groysman nasceu na pequena cidade de Vinnytsia, no oeste da Ucrânia, onde se elegeu prefeito, sem chamar a atenção internacional em 2006.
Lá, em 1941, um soldado nazista em licença tirou uma das mais emblemáticas fotos sobre o Holocausto, chamada pelos próprios alemães, de "O último judeu de Vinnytsia", quando, ajoelhado, à beira de uma vala cheia de corpos de seus amigos e parentes, o último judeu da cidade, magérrimo fruto da fome, olha desafiadoramente para câmera instantes antes de ser morto com tiro de pistola Mauser HSC (9 mm curta ou 7,65 mm) na cabeça, disparada por um sargento.
- The last Jew in Vinnitsa 1941
O mais interessante sobre esta foto é que a execução dos judeus de Vinnytsia não foi levada a cabo por um dos Einzatsgruppen (grupos de extermínio da SS e polícia nazista), mas por soldados de diversas armas e grupamentos que estavam de folga naquele aprazível ponto da Ucrânia. Na foto, pode-se ver os vários uniformes diferentes, militares desarmados, reunidos calmamente e alegremente para a matança de civis judeus.
74 anos depois de Vinnytsia se tornar "jüdenfrei" (livre de judeus), um judeu de Vinnytsia é o Primeiro-Ministro do país. Os judeus venceram o nazismo!